terça-feira, abril 17, 2007

HOMENAGEM


Há dias, quando caminhava pela rua e acariciava uma criança dos seus sete/oito anos de idade, esta, muito senhora do seu nariz e apontando-me o dedo, referiu-me:
- Olha que eu tenho um tio padre!
Esta expressão tocou-me particularmente porque eu também tive um tio padre e terei sentido o mesmo algumas vezes. Tratar-se-ia de uma manifestação de apreço, admiração ou afectividade? Seria o reconhecimento ingénuo de uma certa forma de poder instituído que ainda por aí vai proliferando? Fosse o que fosse, tal conduziu-me a uma reflexão mais profunda sobre a influência que os padres e as freiras tiveram nas gentes desta terra. Quantos não foram “mimados” por estes? Quantos teriam a formação académica que têm? Quantos não foram colocados no mercado de trabalho? Pois é, isto são realidades insofismáveis e das quais tão boa gente se esquece. Pela parte que me toca, não lhes estou minimamente reconhecido. O único caso de gratidão de que me lembro foi a eminência de uma expulsão do Colégio de Lamego com o beneplácito desse meu tio que até era padre. Dever-lhe-ei estar agradecido por isso? Talvez sim! Poderá ter sido o primeiro passo para eu aprender a crescer sozinho. Mas, independentemente deste particularismo, para bem ou para mal, a influência dos padres e das freiras, dos tais tios e tias, foi decisiva na sociedade local. Se lhes devem estar gratos ou não, isso é do foro pessoal. Para mim, esta interferência, ainda que bem intencionada, foi limitativa em termos do desenvolvimento individual. Coarctou imenso a capacidade de iniciativa e criou em muitos um espírito de subserviência e acomodação. Estabelecendo uma comparação com os povos vizinhos que não sofreram estas influências, verificamos que estes dispõem de melhores quadros e de um maior sentido empresarial, não se limitando aos professores primários e enfermeiras que tal contexto criou. Trata-se pois do verdadeiro reflexo de uma educação, de certa forma monástica, a que a igreja sempre se dedicou. De qualquer das formas, estes tios e tias que um dia fugiram às agruras da vida e à miséria, tudo fizeram para que outros as não tenham sentido. Por isso, e só por isso, eu lhes rendo a minha homenagem.
Bravos, bravos!

Anónimo

2 comentários:

jmov disse...

Esclarecimento.
Há já alguns dias, alguém me perguntou quem era, e o porquê de aparecer agora um anónimo?
Devo esclarecer que a pessoa em causa não é anónima, apenas não deseja assinar os seus textos, por motivos pessoais, que não tenho o direito de interrogar.
A pessoa em causa foi convidada a participar no blog, esempre que entende envia-me por mail os seus textos, que eu coloco, continuando a manter como é seu desejo o anonimato.
Por tudo isto, mais uma vez obrigado pela tua colaboração meu caro amigo anónimo KC
Jorge

Anónimo disse...

Complementando o comentário do meu grande amigo Jorge, devo informar que o tal anónimo sou eu, o anónimo.Porquê anónimo? Não ando fugido à polícia, nem tenho nada para ocultar. Não querendo de forma alguma participar neste blog, fi-lo única e exclusivamente porque não podia negar-me a uma solicitação de um amigo - o Jorge. Ele sabe quem sou e, com a maior das sinceridades,devo dizer que a forma como uma boa parte dos assuntos são abordados, não têm a ver comigo e interessam-me pouco, tornando-se, por vezes, uma expressão de mau gosto. Não me identifico com certos conteúdos. Por tudo isto e muito mais que tomo a liberdade de não referir, eis a razão do anonimato. Eu sei quem te questionou, meu amigo, mas não vou por aí. Permitam-me que registe, todavia, o facto de alguns dos participantes revelarem bom senso e bastante engenho na arte da escrita. Os meus parabéns para eles. Que assim continuem! Anonimus dixit.

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...