quinta-feira, abril 19, 2007

CARTAS NOTADAS

CARTAS NOTADAS
Há uns bons anos atrás esta aldeia padecia do mesmo mal que a maioria da sociedade portuguesa, a iliteracia. Desta forma, quando os mais velhos pretendiam escrever a alguém, recorriam à vizinha ou à amiga. Era um processo complexo que implicava um acentuado grau de confiança na pessoa que escrevia e esta, por sua vez, tinha o rigoroso dever de sigilo. Então, era frequente ouvir-se dizer: “Vou notar uma carta para o meu Júlio”; “Preciso de notar uma carta para a minha Ana, mas nem sei com quem vá ter. A Amélia é uma língua de trapo e a Graça nem tempo tem para catar os piolhos”.
De uma forma ou de outra, lá iam suprindo os seus deficits literários e enviando as suas mensagens. Estas, de um modo geral, baseavam-se nas vivências do quotidiano, acrescidas de uma ou outra questão social e, de quando em vez, uma ou outra fofoquice, não fugindo muito ao modelo que se segue:
“ Meu querido filho:
Espero que esta carta te vá encontrar de perfeita e feliz saúde. Nós por cá todos bem. Soube que tens tido muito trabalho e que te encontras um pouco adoentado. Olha, por aqui, as coisas também não vão muito bem: o frio é muito, as couves queimaram-se todas e há falta de pasto para o gado.
Não vês que a malvada da coelha pariu sete coelhinhos e matou-os a todos! O porco está a ficar bem cevado e, lá para o Natal, vai à faca!
O Manel da Zeza fala com a Teresa da Micas e parece que vamos ter casório! Já os viram a beijar-se em público! É uma pouca vergonha! Mal empregado rapaz para aquela sirigaita!
Ouvi dizer que o Carlitos da Mariquinhas vai para o seminário. Aquilo é que vai ser um tal padre!
Muito mais tinha para te contar, mas como o tempo escasseia…
Quando é que vens cá? Não estejas preocupado connosco! Não nos falta nada! Graças a Deus temos muitas batatinhas, muita hortaliça e ainda um naco de pá para comerdes quando vierdes. Faz hoje quinze dias que cozi o pão e ainda está fresquinho. Se calhar, vou ter que o cozer outra vez. Isto, se o moleiro não se esquecer de vir. Os salpicões do ano passado vendemo-los a dez notas o quilo e os presuntos a dois contos. Vê lá se não é um bom dinheirinho!? Olha, aqueles dois frangotes que cá viste são para dar ao médico, se ele der a baixa ao teu pai. Se não lixa-se e levo-os à feira que sempre renderão cinco notas.
Meu querido filho, despeço-me de ti com muitas saudades. Um abraço para ti e outro para a tua Maria. Diz-lhe que mandei um abraço para ela. Beijinhos para a Rita, para o Nuno e para o João. Diz também à tua vizinha que eu perguntei por ela. Não te esqueças! Que Deus vos abençoe a todos.
Até à volta do correio”
Pois, era assim mesmo. Vastas vezes, tive a honrosa missão de satisfazer o apelo de alguns desses notantes. Custava-me um pouco, devo confessá-lo, mas não podia nem devia deixar de o fazer. Tais missivas retratavam fielmente a vida de um povo: na sua forma de ser e de estar, nas suas condições de vida e limitações, nos seus projectos e ambições, enfim, em pequenos nadas que davam razão de ser à sua existência.

Anónimo

3 comentários:

jmov disse...

Esta página passou a ser aberta com um tema do saudoso "Zeca Afonso", que pretendo dedicar a todos os contribuintes deste blog, assim como a todos os visitantes.
Para ti amigo, "tráz outro amigo também"

Anónimo disse...

Gostei muito deste texto,tanto pelo seu interesse histórico/cultural como pelo sentimento que transmite.

Acho que o senhor(a) "anónimo" deve continuar a escreve!!

Ass. T

Anónimo disse...

Extremamente agradável o teu tipo de escrita e como é bom relembrar com a nitidez com que retratas as vivências passadas.
Só podia ser de ti. Parabéns !!

Ass. José Costa

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...