sexta-feira, abril 20, 2007

A Parábola ( por Zé Macário)

Em certa altura da sua vida, e numa severa crítica à avareza, disse Jesus Cristo aos seus discípulos:
É mais fácil entrar uma camelo num buraco de uma agulha do que um rico no reino do céu.
Nunca ao longo de vinte e tal anos tinha compreendido a utilização da figura do camelo, naquela asserção.
Embora percebesse o sentido e o exagero da alegoria, não conseguia perceber a lógica da utilização da figura daquele animal. Porque não utilizar a figura de um elefante, de um hipopótamo ou de um rinoceronte?
E que ideia maluca de querer enfiá-los no buraco de uma agulha? E para quê?
Só aos 25 anos, com a aprendizagem de vários termos técnicos de marinhagem, vim a saber que um camelo é afinal a corda mais grossa de um navio e que serve para a amarração deste, à muralha do cais onde atraca.
Disse corda mais grossa, porém disse mal, pois a esta corda como a todas as outras num navio, se chama cabo, à excepção de meio metro, preso ao badalo da sineta na proa do convés.
Com a revelação de que uma corda muito grossa é um camelo, fizera-se luz na minha cabeça, e ficara esclarecida a figura do camelo na imagem daquela alegoria.
Sim, agora havia lógica e tudo fazia sentido.
Enfim, o tempo que um homem leva a aprender coisas tão simples !...
Também agora na visita pascal, o reverendo pároco, me ensinou que Macário, é derivado da palavra grega Macárius e que significa homem de sorte.
No caso do meu pai, o significado correspondia mesmo à verdade, pois ele era um gigante que tinha e espalhava sorte, por onde quer que passasse.
Devia fazer-se-lhe uma estátua, mas não há na Póvoa pedra com tamanho suficiente, para esculpir um gigante daqueles, e com uma alma ainda maior !...

2 comentários:

OUTROS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OUTROS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...