quarta-feira, janeiro 03, 2007

Transcrição de um documento de 1758

Vou dar início à publicação de um texto, que é a transcrição de um documento original do ano de 1758, existente em microfilme no Instituto dos Arquivos Nacionais /Torre do Tombo (Lisboa), cuja pesquisa foi feita por mim e a transcrição foi realizada pela Dra. Sara Loureiro, licenciada em História e Mestre em Paleografia e Diplomática, após uma deslocação que ali fiz, com o objectivo de fazer uma pesquisa sobre a nossa terra.
Sobre a Póvoa exclusivamente, nada encontrei, mas consegui alguns dados em autores como Pinho Leal, na sua obra ”Portugal Antigo e Moderno”, Registo da Paróquia (Vigário Manuel da Costa Guerreiro) 1758, Registo Geral de Mercês D. Maria I, Livro 14 fl. 330, e ainda outros.
Como o texto é longo, vou transcrever apenas uma página de cada vez, para se tornar mais agradável a sua leitura.



Nota: Existem palavras com duvidas de leitura que indico da seguinte maneira:(?). Está em português da época.


Português da época (13 de Julho de 1758) Registos de Paróquyas
Pág. 527

Extracto de todas as cousas notavens de que de prezente se pode dar conta desta freguezia de Arneyrós.

1- Esta freguezia está situada no subúrbio da cidade de Lamego, donde he termo.
2- Esta frguezia he de El Rey nosso senhor.
3- Esta freguezia tem cento e setenta fogos e quinhentas e setenta e sete pessoas.
4- Está situada em hua terra encostada virada para o nascente desconhece della o lugar de S. Martinho de Souto a villa de Figueyra he sua (?) della, e estas distam desta freguezia cousa de hua legoa.
5- He termo da cidade de Lamego esta freguezia.
6- Esta paroquia está estre dous luygares de Arneyrós e Chãos, tanto desta para hum como para o outro está a igreja só com caza de residência ao pé, e tem sete legares e são os seguintes Arneyrós, Chãos, Ruyvós, lamellas, Moinhos, Povoa e Juvandes.
7- Esta igreja o seu orago he S. Sebastião tem sinco altares, altar mayor, Nossa Senhora do Rozário, o do Bom Jesus, de S. António e das Almas não tem naves, tem hua só irmandade do Bom Jesus

Celeste Gonçalinho de Oliveira Duarte

Sem comentários:

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...