sexta-feira, janeiro 05, 2007

Continuação da apresentação do documento

Pág. 528

8- O parocho desta freguezia he vigário Callado ele da aprezentação da Mitra deste Bispado, renderá outenta até sem mil reys, porem o mais distohe voluntário, e por isso não será totalmente permanente senão athe 60.000 reys.

9- Não tem beneficiados, nem conventos.

10-Não tem Hospital, nem cza da mizericordia.

11- Tem outo capellas, a de S. António, a Senhora da Oliveira, Nossa da Concepção, Nossa Senhora do Vilar, todas estas dentro do povo de Arneyrós, e são de senhores particulares Nossa Senhora da Piedade na quinta do Souto del rey que he do mesmo senhor da quinta, Nossa Senhora da Graça do lugar de Juvandes que está fora do povo, mas perto S. Cria (ou crua?) lugar da Póvoa, tãobem fora do lugar para a parte do nascente, estas duas são admenistradas por qualquer daquelles povos. S. João de Regãos que fica fora do lugar mas perto esta he da freguezia.

12- A capella da Póvoa vay reverendo Callado da cidade de Lamego cantar hua missa e a mesma no anno vay em processão o lugar de Melcoens com seu clamor, não vão mays rumajs capellas.

13- Recolhem os moradores desta freguezia os fructos de senteio, trigo e milhoe o de maior numaro he de senteio.

14- não tem juiz ordinário e está sugeyta ao juiz da cidade de Lamego.

Dra. Sara loureiro e Celeste Gonçalinho de Oliveira Duarte

Sem comentários:

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...