terça-feira, janeiro 02, 2007

MONTE DE UFE E INTERNET (por Padre Assunção)





MONTE DE UFE E INTERNET

Divagações histórico-linguísticas

Quando em boa hora nasceu o “site” dos amigos da Póvoa, todos os poveiros experimentaram uma saudável auto-estima por terem aberto uma janela virtual, donde se contempla a imensidade do mundo e se proporciona a todos quantos o visitam o conhecimento das suas gentes, usos, costumes, personalidades, património artístico e cultural, etc.

Além de permitirem uma comunicação instantânea, estas navegações cibernáuticas promovem o debate de ideias a nível interno entre os poveiros e a nível externo, com qualquer cidadão do mundo.

Se, como li algures, segundo as previsões, em 2007 irão existir já no mundo 60 milhões de blogs, a Póvoa já arriscou incluir-se nesta gigantesca cadeia de comunicação interplanetária.

No mostruário do “site” dos amigos da Póvoa está uma nota muito interessante e bem fundamentada de Celeste Venâncio, e que aventa várias hipóteses para a origem da palavra Ufe. Considero uma notável síntese histórica, a dessa página.

A ser verdade que “Ufe” tenha sido um guerreiro suevo a dar o nome ao monte situado ao sul da Póvoa (inclino-me para essa opinião, ciente de que se trata duma probabilidade e não duma certeza), é uma feliz coincidência que o patrono da Internet, escolhido pelo Papa João Paulo II em 2003, tenha sido um ibérico de Sevilha, do século VI-VII, um apóstolo dos suevos. Chama-se Isidoro de Sevilha.

Que os suevos deixaram vestígios por aqui, disso não há dúvidas nenhumas. A Igreja de S. Pedro de Balsemão é disso uma prova.

Pois é verdade, também a Internet tem um patrono. A razão da sua eleição está no facto de S. Isidoro de Sevilha ter elaborado uma famosa enciclopédia, “Etimologias”, que contém 20 volumes, sendo ele autor único, e que é considerado o maior “banco de dados” da Idade Média.

O mencionado patrono (a.560-636) esteve presente no IV concílio de Toledo a presidir como bispo ao referido concílio, sentado ao lado do de Braga, que com ele assina as actas. Por um documento escrito como este, neste caso, o das actas do concílio de Braga realizado no ano 572, é que se sabe que a diocese de Lamego está já criada desde esse ano, no período dos suevos.

E fiquemos por aqui, quanto a digressões linguísticas. Recentemente, foi construído no monte de Ufe um parque de merendas. Para aqueles que façam a partir de hoje uma incursão a este monte, sugiro que sintam palpitar o passado da Póvoa, ao mesmo tempo que saboreiem uma boa merenda, e respirem os ares puros da serra, um fármaco eficaz para a nefasta intoxicação provocada pela vida stressante dos nossos dias. Este é um espaço bem aprazível.

Como é bom difundir este cantinho de Portugal, de património tão rico e com “gente ousada” que não perdeu o amor à terra e sente com galhardia a necessidade de o mostrar ao mundo…!

Um Bom Ano de 2007, para todos.

P.Assunção

1 comentário:

JMOV disse...

É verdade, que este blog já faz parte dos 60 milhões de blogs que se prevê venham a estar registados este ano, e com uma percentagem elevada de visitas que só a partir daí contam para as estatisticas.
Ao colocar no Google a palavra "povoa lamego" ou "povoalamego", imediatamente lhe aparecem referências a este blog.
Por isso mesmo, mais uma vez a todos os colaboradores, leitores e incentivadores desta nossa maneira de nos mostrarmos ao mundo, o nosso muito obrigado.
Continuem a colaborar, nós prometemos continuar por cá,continuamos a falar da nossa terra, continuaremos a não querer deixar cair no esquecimento aquilo que os nossos pais construiram.
Um Bom ano para todos.

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...