terça-feira, outubro 31, 2006

História e religião na Póvoa(Algumas curiosidades)

1. Religião.

Quando na passada festa de N.ªSª. do Pranto, em Agosto passado, eu contemplava a alegria, a edificação e o aprumo com que as pessoas se incorporavam na procissão, tive a curiosidade de procurar se havia algo escrito sobre procissões na Póvoa. As bem conseguidas fotos, gentilmente cedidas para publicação no blog, são disso também testemunho. E na verdade, folheando o volume n.ºV do historiador Dr. Manuel Gonçalves da Costa em História de Lamego, na pág. 496, encontra-se o seguinte:
A 18 de Maio de 1718, o cabido da Sé deliberou aumentar as prebendas aos ministros que fossem aos actos da solene procissão e missa cantada nas antiquíssimas romarias solenes de S. Domingos e de Santa Cruz da Póvoa. É de salientar aqui a referência às duas romarias em conjunto, a de S. Domingos (de Fontelo) e da Póvoa (de Vila Nova de Souto d’El-Rei), o que leva a crer que na Póvoa se realizavam procissões muito concorridas e de grande solenidade, nesta data.

2. História.

Porquê e desde quando o nome de Vila Nova de Souto d’El-Rei?
Na Grande Encicloplédia Portuguesa Brasileira aparece este nome como sendo o nome oficial desta freguesia. Arneirós, embora não oficial, continua, no entanto, em pleno uso. Mas o início desta nomenclatura é-nos explicado pelo mesmo historiador citado. El-rei D. José em 25 de Março de 1769 fez mercê a João de Almada e Melo “do lugar de Arneirós erigido em vila, servindo-lhe de termo a sua freguesia e mudando-lhe o nome para Vila Nova de Souto d’El-Rei” (Vol.VI, pág.11)
Como as notas devem ser breves, para se lerem mais facilmente, ficarão para uma próxima oportunidade outras curiosidades.

P. Assunção
31 de Outubro de 2006

Sem comentários:

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...