segunda-feira, outubro 02, 2006

A festa em honra de Nª Sª do Pranto (por Celeste Venâncio)

Veja as fotos da procissão. Estas fotos foram cedidas por: FERNANDO COSTA

Festa em honra de Nª Sª do Pranto

A Póvoa viveu com muito entusiasmo a festa em honra de Nª Sº do Pranto.
Foram oito dias de diversão, havendo sempre alguma coisa que alegrasse as pessoas: Danças, teatro, bailes populares, cantares, anedotas um tanto ou quanto apimentadas e até uma belíssima sardinhada oferecida pela Comissão de Festas
Foi bom, foi divertido, foi alegre!...
Mas o objectivo da festa ainda não tinha sido atingido. Objectivo esse, que era honrar Nossa Senhora do Pranto, com a festa religiosa: missa e procissão.
O dia 27 de Agosto amanheceu com um sol brilhante, convidando-nos a uma maior participação. Este era o dia da mãe, para a louvarmos, bem-dizermos e agradecermos todos os favores. Logo de manhã a banda percorreu a aldeia, acordando os mais sonolentos.
Ás 11H45m celebrou-se a missa presidida pelo Sr. Dr. Joaquim Assunção, concelebrada com o Dr. Hermínio Bernardo, advogado, ordenado este ano com 72 anos de idade, viúvo e pai de dez filhos.
«Os desígnios de Deus são insondáveis»
A missa foi acompanhada pela banda; há quanto tempo que isto não acontecia!...
Por isso toda a gente gostou
Alguém me dizia:
- Foi bonito; gostei!...
Seguiu-se a procissão; foi o culminar da festa.
Pela primeira vez, neste dia saíram os andores, segundo relato dos mais velhos. Eram três os andores: Sagrado Coração de Jesus, Santa Bárbara e a padroeira, Nossa Senhora do Pranto.
Os andores estavam lindos!...
Arranjados pelas pessoas da terra, que nisso puseram todo o seu empenho, amor e carinho.
A procissão, depois de bem organizada, graças ao cuidado dos escuteiros, segue pelas calçadas da aldeia. A música acompanha. Anjinhos e figuras de santos dão um ar mais solene à procissão. Debaixo do palio segue o Santo Lenho. Uma multidão de gente segue atrás, agradecendo favores, pedindo bênçãos!...
Das varandas e janelas pendiam lindas colchas brancas, sinal de festa e alegria. Pétalas de flores caíam como gotas de orvalho sobre os andores.
Era na verdade dia de festa!...
Depois de ter percorrido a aldeia, a procissão regressou à capela, onde foi dada a bênção com o Santo Lenho.
Foi deste modo que honramos a Senhora do Pranto.
No final, e cumprindo um ritual que já vem de longa data, cada família saboreou o tradicional cabrito ou borrego assado no forno, com batatinhas assadas e arroz de forno.
Foi o culminar de uma grande festa numa também (embora pequena) mas grande terra.
Fazendo agora uma retrospectiva, a festa de décadas atrás era feita precisamente no último domingo de Agosto e era em honra do Sagrado Coração de Jesus.
A festa resumia-se apenas ao dia de domingo, com missa solene da parte da manhã, acompanhada pela música.
Da parte da tarde era o arraial, que se fazia no souto de Santa Cruz, lugar onde este ano estava a “chafarica”.
A música tocava e as pessoas divertiam-se à sua maneira.
Vinham as biscoiteiras com o afamado biscoito de Lamego e não faltava a presença de GNR para por fim a qualquer desacato que surgisse..

1 comentário:

Anónimo disse...

Se a Póvoa já carrega sobre os seus ombros o epíteto de “terra de gentes cultas”, pois que o demonstre agora e cada vez mais, com iniciativas capazes de fazer inveja a todos quantos nos rodeiam e honremos todos quantos nos legaram tão rica terra, em usos costumes e saber estar.
Jorge

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...