quarta-feira, novembro 08, 2006

Parabéns

Sr. Doutor Joaquim Assunção,

Aceite os meus modestos parabéns pela obra que escreveu” Estatuto Jurídico dos Judeus e Mouros na Idade Média Portuguesa” e cito uma frase que consta no Prefácio da mesma a fim de melhor se entender o objectivo da realização deste livro: ”é o resultado da tese de Doutoramento em Direito Canónico, na Universidade Pontifícia de Salamanca.
Alegro-me ao saber que temos como paroco da nossa terra uma pessoa com um valor cultural tão significativo! Felicito-o na sua caminhada, porque acredito que terá a partir de agora novas responsabilidades no meio eclesiástico.
Tendo já iniciado a leitura deste volume verifiquei que, é uma obra complexa; que trata uma problemática muito específica, dificilmente dominável pelo o cidadão comum, mas estou certa, de que será matéria do maior interesse, para quem se debruça sobre estas temáticas.
O que li do livro foi muito pouco, dado que estou sem tempo para o fazer, mas sinto curiosidade em conhecer o contudo na sua totalidade. Portanto, lê-lo-ei sempre que tenha condições para o fazer e estou certa, de que só tenho a ganhar com essa leitura, até porque, a Idade Média é um período da História que me fascina em todos os aspectos, nomeadamente no que diz respeito ao mundo artístico românico e gótico. Espero conseguir dominar o conteúdo da obra!...
Através deste livro tomei conhecimento ainda, de que existem outras obras da sua autoria, as quais gostaria de conhecer, tendo sabido também que o Sr. Doutor Joaquim Assunção ascendeu na hierarquia da Igreja Católica a Cónego, o que é surpresa para muitos de nós, - tenho essa convicção -. Julgo ainda que este facto, terá constituído uma grande promoção pessoal e espiritual para V. Rev.ª; um culminar por certo, de desejos/objectivos ,que terão sido inequivocamente importantes na sua vida como sacerdote. Tal formação ir-lhe-á trazer responsabilidades acrescidas pelo que lhe desejo as maiores felicidades!

Cacém, 9 de Novembro de 2006 Celeste Gonçalinho Oliveira Duarte

1 comentário:

Anónimo disse...

Amiga Dr.ª Celeste Gonçalinho,
Não posso deixar de lhe agradecer a sua amável benevolência em fazer alusão ao meu livro agora publicado. É simplesmente um instrumento de trabalho na minha vida sacerdotal. Serve-se a Igreja de todos os modos. Este é um deles. O Evangelho diz-nos: "somos servos inúteis, só fizemos o que devíamos fazer".
Parabéns pela sua exposição na festa de Agosto passado, que me
impressionou pela sua qualidade, apesar do pouco tempo que lhe dispensei.
P.Assunção

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...