sábado, fevereiro 10, 2007

Juvandes, povo amigo

A aldeia de Juvandes não me é indiferente devido a uma série de acontecimentos; coisas simples, que deixaram marcas felizes na minha memória. Entendi ser uma boa maneira de prestar-lhe uma muito modesta homenagem, manifestando o meu afecto por esta povoação e sua gente, ao partilhar com os lerem este artigo as minhas memórias e o quanto admiro a mudança operada nesta terra nestes últimos anos.
Inicio este apontamento dizendo que, segundo conta a minha mãe, quando eu era criança de tenra idade, na missa, andava de colo em colo das mulheres de Juvandes, que desta forma aliviavam os braços da minha mãe esgotados do meu peso.
Já mais crescida, mas ainda pequena, era ali, que iamos mandar fazer o vestuário que a família vestia. A costureira, uma senhora muda, era sempre atenciosa, trabalhava com o talento necessário para nos deixar satisfeitas com as roupas que nos confeccionava. Era uma boa pessoa, mas nunca mais soube nada sobre ela.
Ali fui também incontáveis vezes pela manhã, buscar o leite para os meus irmãos ainda pequeninos, a casa do tio Zé Lopes. Eu própria via a extracção do leite, que trazia para casa e que quando passava para as minhas mãos, ainda vinha quentinho.
Muitas mais vezes ali me desloquei, quando trabalhávamos nos nossos terrenos do Brunhedo e o meu pai me mandava ir buscar vinho traçado com laranjada à taberna do tio Zé brasileiro. No regresso, trazia um insignificante prémio, que saboreava pelo caminho: era um rebuçado, o bastante para no momento me trazer toda a felicidade do mundo…
Enquanto estive com os meus pais e até já depois de sair de casa para ir estudar, ali ia com eles à missa. Lembro-me que me chamava a atenção uma linda imagem, da qual nem sequer sabia o nome, mas que é a Senhora da Graça. Bela Senhora!...
Parecia-me porém que cantavam de forma arrastada e isso eu não achava lá muito bem… Porém em Agosto passado tive o prazer de lá ouvir cantar na missa da festa um grupo de jovens que me deixou maravilhada. Esses jovens e restante assembleia cantaram na perfeição! Dá gosto ouvir e participar em cânticos tão harmoniosamente cantados.
Parabéns a quem ensaia o grupo e aos jovens que se empenham nesta tarefa.
Nunca esquecerei o respeito que as pessoas de Juvandes tiveram pelo meu falecido pai (Luís Duarte de Oliveira). Esta gente revelou por ele uma amizade tão invulgar, que não encontro palavras para a descrever. Esta amizade era recíproca, porque ele, já no período da sua doença, pouco antes da fase terminal, pedia que o levassem até Juvandes…deve portanto a minha família, uma palavra de agradecimento e de estima a toda aquela gente que o respeitou, especialmente a alguns que inclusivamente nos prestaram por diversas vezes os seus serviços deixando para trás as suas obrigações.
Não menciono os nomes das pessoas por desconhecer parte deles.
Esta herança de amizade passou para nós os filhas e genros que sem excepção apreciam, respeitam e sentem-se bem na companhia das pessoas de Juvandes.
Não posso deixar de referir a surpresa que me causa, quando chego a esta terra e os meus olhos percorrem a povoação olhando para trás, para frente ou lateralmente e o que vejo, são novas e belas casas embelezadas com cores vibrantes rodeadas por bonitos jardins.
Não resisto portanto a manifestar a minha opinião, de que actualmente Juvandes, é uma terra virada para o futuro, uma aldeia em visível progresso e modernizada; se atendermos às mudanças ali operadas nestes últimos anos, que claramente revelam a dinâmica desta gente, ao conseguir através de um esforço visível, mudar radicalmente a face de negrume da sua aldeia de outrora, transformando-a num visual colorido e alegre, que reflecte também uma certa harmonia e alegria de viver destas pessoas.
Lembro por fim, que foi toda esta gente, que com a sua presença em massa, com a sua natural alegria e boa disposição, deu em grande parte vida e animação à festa da Póvoa.
Parabéns e obrigada ao povo de Juvandes!...

Celeste Gonçalinho de Oliveira Duarte

1 comentário:

Unknown disse...

Amiga celeste em meu nome e provavelmente em nome da minha aldeia agradeço a sua carta dirigida a minha aldeia .
O meu bem haja pelo seu comentário emocionante , com os melhores cumprimentos.

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...