quarta-feira, abril 23, 2008

Tempos que já lá vão!...

Década de 50, anos de Jac e Pré-Jac, com suas fardas azuis nas raparigas, e pretas e brancas nos rapazes - e que lindas que elas eram!... E que beleza conferiam às procissões, tão abundantes naqueles tempos!
Com excepção das pessoas da vila de Arneirós, mais ligadas à indústria de calçado, toda a minha gente participava em todos os actos religiosos da sua igreja matriz.
Do lado direito do presbitério, junto ao altar mor - em lugar de honra, cuja deferência nunca percebi, mas que concerteza reflectia alguma "complacência" com o situacionismo do tempo - estava sempre o Dr. Justino com seu genuflexório e cadeirão particulares, forrados a vermelho.
Ainda no presbitério, ao centro, o padre e dois acólitos, que, da sacristia, eram eventualmente assistidos por outros.
Ao longo da nave central da igreja estava o povo "anónimo", com homens à frente e mulheres atrás, de cabeças cobertas com lenços e véus.
No coro, participavam, entre outros, os Porteladas, os Calzinhas e os Amorins, de mãos levantadas fazendo de cabides aos chapéus, de cabeça inclinada à Direita, entoando com seus fortes vozeirões:

"Queremos" Deus homens e "gatos"
Oh Pai Supremo Redentor
Zombam da fé os insensatos
Erguem-se em vão contra o Senhor.

Eu apurava o ouvido para tentar perceber o sentido daqueles versos!... Eles repetiam:

"Queremos" Deus homens e "gatos"
Oh Pai Supremo Redentor
Zombam da fé os insensatos
Erguem-se em vão contra o Senhor.

Continuei durante muito tempo sem perceber, achando porém que eles também não.
O guarda-vento, policolor, irradiava uma multicor luz difusa, que compunha agradavelmente todo o quadro.
Desde os cânticos e rezas em latim - de bela sonoridade - que todos cantavam, mas ninguém percebia, até aos gestos e rituais que compunham o cerimonial, tudo oferecia um aliciante quadro - se bem que polvilhado de sacrifício - para crianças curiosas, à descoberta do mundo.


Zé Macário

2 comentários:

monted'ufe disse...

O cadeirão, o lugar de destaque, e outros adornos, faziam a distinção entre uns e os mesmos! Hoje são os mesmos que tentam a distinção entre eles e eles, já que os outros acabaram.

Anónimo disse...

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou!
AGORA VEREMOS?
Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (A C S A C S A C S)?
Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre A C S de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonada e Arrependida, desenterre tudo que esta impedindo que A C S venha para MIM ,R C M afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela A C S não pense mais nas outras? mas somente em MIM R C M. Que ela ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém?).
Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...