quarta-feira, fevereiro 06, 2008

EDITORIAL DO ARAUTO D’EL-REI

CRISMA, EM PREPARAÇÃO, NA NOSSA PARÓQUIA

No dia 18 de Maio próximo, irão ser confirmados 25 jovens da nossa Paróquia. Que importância dar a esta preparação nos dias de hoje, quando há décadas atrás, o bispo passava ocasionalmente pelas paróquias e celebrava, sem mais, este sacramento? Pelo menos, três razões o justificam:
1. A necessidade de receber o Crisma, para ser padrinho do Baptismo; 2. A vontade de aprofundar a fé e ratificar o Baptismo; 3. A oportunidade dos jovens pertencerem aos grupos organizados de apostolado juvenil.
Infelizmente, seria infrutífero este sacramento se outras fossem as motivações para o receber, tais como:
A) uma cerimónia social sem continuação na vida cristã; B) recebê-lo sem estar convicto da sua importância, mas apenas para estar segundo as normas da Igreja; C) ou entendê-la como a meta final da preparação cristã, sem compromissos posteriores com a Igreja.
São estas as implicações do Crisma: Fortalece a vida espiritual do Baptismo; é um momento necessário na iniciação cristã; é o sacramento do Espírito Santo; é o sacramento do compromisso eclesial e do testemunho cristão.
Daí, a necessária preparação “prolongada” para amadurecer a vida cristã e proporcionar aos crismandos o despertar de convicções, da criação de laços de fraternidade entre eles e o contacto destes com a vida pastoral da comunidade.
Assim entendido este sacramento, será com grande alegria que o rito da unção na fronte dos jovens, que sucederá na nossa paróquia no próximo mês de Maio (não se realizava já há 4 anos), resultará em festa cristã, extensiva aos seus padrinhos e a toda a comunidade que presenciará o gesto da imposição das mãos, o qual significará a entrega da missão que o sr. Bispo lhes confia.

NOTÍCIAS BREVES

- Comissões de festas exemplares
Na Póvoa, as últimas duas comissões de festas em honra de N.ª S.rª do Pranto apresentaram um saldo de 2.041,00€ (no ano 2006) e 2.973,10€ (ano de 2007). Ao considerarem que as obras de restauro da capela da Póvoa acarretavam uma despesa que não era fácil de suportar por um povo com uma diminuta população, decidiram entregar as sobras para a Capela da Póvoa. Parabéns pela atitude. Um exemplo para todas as comissões de festas. E que não lhes faltem nunca o apoio e os donativos necessários para organizações futuras de festas, por sinal, muito bem programadas, e administradas com uma gestão criativa e eficiente.
- Fim das obras, para breve
Estão em estado adiantado as obras de restauro e conservação da capela da Póvoa. No próximo número do jornal, esperamos apresentar já as contas finais, bem como alguma foto do tecto da capela após o restauro.
- A comunhão solene, juntamente com a primeira comunhão, serão realizadas a 4 de Maio de 2008; o Crisma será no dia 18 do mesmo mês.
Pe. Assunção

Sem comentários:

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...