domingo, julho 15, 2007

À minha Mãe

Ser professor é uma missão,
De transformação, de pressão e grande tensão.
É ser pai, mãe, amigo, amado e odiado.
É dar carinho e compreensão,
Não ter ambição, nem predilecção.
Saber escutar e aconselhar,
Lavar a alma de quem precisa
E ampliar a auto-estima.
Construir projectos
E remar contra a maré.
É educar e revolucionar
As mentes mais incultas.
É acreditar que o mundo vai mudar
E a sociedade melhorar.
Ter esperança que a guerra termina
E acaba a discriminação…
É participar no crescimento social
E ser essencial.
É sorrir ao olhar terno de uma criança
E aberto à mudança e à inovação.
É ser dinâmico e criativo
E moldar o mundo nas suas mãos.
Despertar a curiosidade
E marcar para sempre a nossa mente.
É semear, pôr a germinar, aperfeiçoar
E saber direccionar.
É lutar e confiar,
Que um dia o reconhecerão
Como necessário na nação.
É tomar decisões pessoais e individuais,
Não indo contra as normas nacionais…

Obrigado mãe, por me ensinares a reconhecer o teu valor como mãe e professora.

João Gonçalves

3 comentários:

monted'ufe disse...

Um professor é realmente tudo isso, pai, mãe, amigo, amado e odiado.
Hoje mais que nunca o professor se vê confrontado com a agressividade dos tempos que correm, que quase se torna difícil poder-se dizer que esta não é realmente uma profissão de risco.
Vejam-se os constantes ataques por parte de pais, alunos e outros, que diariamente nos chegam ao conhecimento, (incentivados provavelmente pela inexistência de alguma lei).
Não há muitos dias, dizia-me uma mãe:
Olhe...... tenho que pedir a transferência para esta escola, porque na EB...onde anda a minha filha, há lá uns miúdos que batem em todos os miúdos, e já houve duas mães que saltaram a rede e foram bater diante de todos os alunos à professora.......
Outra dizia-me que na escola da filha dela, uma criança aguardava desde o final do primeiro período uma resolução por parte do tribunal, uma vez que já tinha ferido duas crianças com uma faca, os pais tinham sido chamados, e a resposta destes foi ainda o incentivar dos filhos a continuarem os seus métodos de terror, porque só assim ganhariam o respeito de todos. Essas crianças continuam na mesma escola sem que até agora (final do ano lectivo) tivesse havido uma solução.
Será que o ensino privado vai ganhar cada vez mais adeptos neste país?
Um abraço e continua

ARQUIMEDES disse...

Meu caro, não te conheço mas gostei imenso das tuas palavras. Presumo que já sejas um homenzinho ou homenzarrão, a avaliar pela idade da tua mãe. Revelas uma grande sensibilidade para as grandes questões que preocupam a sociedade contemporânea. Por outro lado, reconheces o quão importante é o papel de uma mãe na formação do indivíduo. A avaliar pelas tuas palavras, auguro-te um brilhante futuro, ainda que possa não ser da dimensão que ambicionas porque os tempos são difíceis e o mérito não é, neste país, o principal factor de sucesso. Também tenho filhos e orgulho-me de, também eles, terem ideias claras, serem sensíveis e determinados. Os meus parabéns para ti e para todos os que assumem a condição de filhos exemplares. Todavia, permite-me que te diga que para se ter bons filhos é fundamental ser-se bons pais e os teus são-no, certamente. Parabéns, também, para eles que te educaram desta forma.
Ass:Abdulbitaites

cão disse...

Obrigado filhote pela tua sensibilidade e pelas tuas amáveis palavras.

Fernanda

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...