terça-feira, maio 15, 2007



O blog da Póvoa

Naturalmente já todos nós reflectimos sobre a importância da criação do blog enquanto meio de comunicação.

A criação deste blog, foi uma ideia inovadora e genial, tendo em conta que este nos permite o diálogo, a convivência entre nós e o conhecimento de factos, acontecimentos e tradições que dizem respeito à nossa terra.

Penso que é aqui que reside a sua maior importância, já que de modo geral somos pessoas fechadas, devido em certa medida, às orientações educativas que recebemos desde o berço.
O blog também comporta/remete para a função cívica, na medida em que temos o dever de ponderar a forma como divulgamos os diversos assuntos e como comentamos os que outros abordam, numa perspectiva de bom senso e respeito pelos outros. É importante passarmos a imagem da gente que somos, gente de princípios e de carácter irrepreensíveis.

Falando da minha experiência como participante no blog, digo o seguinte:

- estou satisfeita com a criação deste espaço, porque através dele descobri coisas impensáveis, tais como o gosto pela poesia, que era algo desinteressante para mim. Hoje posso dizer sem mentir, é uma actividade de que gosto bastante;

- O blog ajudou-me a familiarizar-me mais com o computador, uma ferramenta de trabalho indispensável na minha actividade profissional, que porém já existe em minha casa há cerca de 20 anos, mas nunca me despertara interesse ou qualquer curiosidade;

- Por fim concluo que, aprender e poder partilhar acontecimentos ou outras coisas com os meus conterrâneos e amigos da Póvoa, é para mim um privilégio.

Por tudo isto, só tenho a agradecer a existência deste blog.

Celeste Gonçalinho O. Duarte

3 comentários:

Anónimo disse...

Minha senhora, tenho lido com curiosidade alguns dos seus artigos e, pelo seu conteúdo, presumo que seja freira. Pintora é certamente pois alguns dos seus textos são verdadeiros quadros de beleza singular. Todavia, penso não retrarem minimamente as suas vivências e experiências. Deixemo-nos de falsos moralismos como estão implicítos no parágrafo quarto deste seu artigo. Os tempos são de liberdade e não li em nenhum dos artigos publicados nada que possa ferir a dignidade de quem quer que seja.Os tempos do socialmente correcto já lá vão. Não sendo assim, continuamos a ser uma sociedade de hipócritas e a viver de aparências. Bom SENSO sim e respeito também, mas sem misticismos.

Anónimo disse...

Sobre o Blog
Estou de acordo com o que dizes, sobre o blog, mas a ideia inicial da sua criação, foi para que entre todos os que nos encontramos longe da terra e passamos anos seguidos sem muitas vezes nos vermos ou falarmos, tivéssemos aqui um espaço de troca de impressões e conhecimentos de forma a criarmos debates que nos levasse a apresentar ideias novas que também ajudassem os nossos autarcas e a exigir destes aquilo que por direito a Póvoa deveria ter.
Quando em férias nos encontramos, geralmente, comentamos entre todos, aquilo que esta e aquela aldeia dos confins do mundo tem e nós a uns escassos 7/8 Km da sede do concelho, continuamos atrasados em relação a todos esses povos. Esta seria em principio a finalidade primárias deste blog, mas uma coisa é aquilo que gostaríamos que fosse e outra é a realidade, e a realidade é que não houve muito quem quisesse participar neste tipo troca de informação, de comentar e criticar este ou aquele ponto de vista aqui colocado por um ou outro colaborador, muito embora alguns ainda tenham tentado chamar para debate alguns temas interessantes, mas ficaram-se por aí mesmo, não houve ideias novas. Nem concordaram, nem discordaram, ficaram-se pelo “nem sim nem nin”.
Teve (e espero que continue) no entanto este blog, o mérito de dar a conhecer a muitos de nós curiosidades da nossa terra e vivências antigas que espero os mais novos se tenham deliciado com algumas das histórias aqui apresentadas.
Pessoalmente gostei de ler e a cada passo releio, alguns textos aqui publicados.
Houve pessoas que me perguntaram quem era esta ou aquela pessoa, que escreveu este ou aquele texto, pois os consideraram de muito bom nível. Aliás um jornalista já aqui tinha comentado isso mesmo num texto.
Por tudo isto espero que o blog continue e que haja mais colaboradores e críticos.
Jorge

OUTROS disse...

Já em tempos foi solicitado a todos os que pretendessem fazer comentários, para o fazerem, sem contudo se escudarem no anonimato.
Em virtude de mais uma vez aparecer um comentário anónimo, vemo-nos na obrigação de não autorizar mais comentários sem os seus autores estarem devidamente registados no blog.
Para todos os que pretenderem fazer comentários e não estejam registados, deverão enviar os seus comentários, utilizando o e-mail que se encontra disponível na página.
Obrigado a todos.

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...