terça-feira, setembro 25, 2007

OBRAS DE RESTAURO DA CAPELA DA PÓVOA


COMEÇO DAS OBRAS DE RESTAURO, PARA BREVE…

Nomeada uma Comissão
Há muito esperávamos este dia, o do início das obras de restauro do tecto da capela da Póvoa. Ocorrerá nas primeiras semanas de Outubro, se Deus quiser. O respeito pelo património não é apenas uma atitude de contemplação dos bens adquiridos. Seria cómoda mas não útil, uma fruição passiva dos legados. E com que esmero e a pensar nos vindouros, os antepassados o construíram!…
Temo-los presentes, imaginando-os felizes, porque, além da catequese (palavra que significa “som que vem do alto”) emanada das pinturas barrocas de cariz bíblico, os seus destinatários mantêm vivo e aberto ao culto o templo, como de sua própria casa se tratasse, não permitindo que se perca a sua beleza por algum negligente desleixo.
A deterioração própria do tempo e a fugaz durabilidade das obras de arte obriga-nos a uma atenção contínua em ordem à preservação e conservação, que passa também pelo restauro. Já saiu neste blog, na devida altura, o projecto, como todos se recordam certamente, discriminado até ao último pormenor pelos entendidos na matéria. Todos os passos foram dados para que haja enriquecimento e não detrimento do património artístico da nossa capela.
Com o aval e a vigilância da Comissão de Arte Sacra Diocesana e a entrega da obra nas mãos das pessoas competentes, foi vencida a primeira etapa. Sentimos necessidade agora, de nos organizarmos e motivarmos para a aquisição dos fundos económicos que custeiem as despesas. Fica nomeada uma Comissão para as obras de conservação e restauro:
- Na Póvoa - A Srª D.ª Lucília Alves e a Sr.ª D.ª Celeste Venâncio Gonçalinho
- Naturais, a residir fora da Póvoa - o Sr. Jorge Venâncio e a Sr.ª D.ª Celeste Oliveira Gonçalinho.
Já começaram a chegar ofertas. As mais avultadas vieram das Comissões de festas do ano 2005/06 e 2006/07, que gerindo de forma rigorosa os donativos, não só realizaram uma festa notável como também decidiram aplicar as sobras, nesta obra urgente e por todos desejada. Desde já, os meus agradecimentos a todos.
Iremos contar com a colaboração das entidades associativas e autárquicas, de todos os moradores, dos cristãos utentes deste espaço litúrgico, dos amigos e visitantes do blog. Toda a generosidade é bem vinda. Diz o Evangelho “que “Há maior alegria em dar do que em receber”. E noutro lugar, que “Nem sequer um copo de água dado a beber ficará sem recompensa”.
O Sr. Presidente da Câmara já deu o seu contributo: cedeu-nos gratuitamente os andaimes para a obra, o que vem a minorar as despesas, no cômputo total do Pre-orçamento, colocando-o nos 18.000€, com IVA incluído (A Fábrica da Igreja receberá a restituição do IVA).

Os ofertantes poderão dirigir-se a qualquer pessoa, membro da Comissão, solicitando um recibo, para efeitos de IRS.

Padre Assunção (Pároco de Vila Nova de Souto d’El-Rei)

Sem comentários:

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...