sexta-feira, setembro 30, 2005

A PÓVOA (Autor: José de Oliveira Costa)






Localizada na base do monte Dufe e limitada a Norte pela aldeia de Quintela, a Sul pelo monte de Magueija, a Este pela Freguesia de Meijinhos e a Oeste pelo rio Balsemão, existe este pequeno povoado que dista do centro da cidade de Lamego cerca de 8 Km. Encravada e esquecida entre altas montanhas, só há poucos anos viu construída uma muito estreita estrada que a pôs em contacto rápido com o mundo; porém, água ou saneamento básico, nem vê-los !..... Este lugar mantêm no entanto todas as caracteristicas de velha aldeia rural, com suas casitas graniticas de coberturas em telha de Varzea, feita e cozida de forma artesanal. É esta uma aldeia ainda carregada de história (agricola), onde existem autênticos monumentos como por exemplo, as eiras de pedra e forno comunitário, o cruzeiro da independência e uma antiquissima capela com três altares dos mais belos que há na região.
Penso ser passífico que os habitantes deste lugar serão originários essencialmente de duas familias: Gonçalinhos e Oliveiras, pelo que toda a deriva aqui vem entroncar, isto é: é tudo uma familia.
(ZÉ MACÁRIO)

Sem comentários:

Reativar este blog

Iniciado em 2005, este blogue cumpriu em parte, aquilo para que tinha sido inicialmente projetado. Com o decorrer do tempo e tal como n...